Página Inicial Notícias EntretenimentoEsportesSaúdeTecnologiaGaleria de Imagem
Buscar
      



Notícias
Notícias
Esportes
Negócios
Destaques
Brasil
Mundo
Cultura
Saúde

Serviços
Guia comercial
Classificados

Entretenimento
Mural de Recados
Bate Papo



Untitled Document
Enquetes
Gilmar Mendes declara que a passeata da liberação da maconha , foi muito bem “baseada” por ele
Uma vergonha
Achei otimo
Deve ser punido
O estado ta perdido
O STF dever ser reformulado
Outros


Ver resultados
 
 
notícia publicada em 06/09/2012
Tentativas de censura a jornalistas e blogueiros aumentam com a proximidade das eleições municipais no Brasil
O direito de saber
Jornalista Nasser Imprimir  
 
 Créditos da Foto: Agencia Press 
A cerca de um mês das eleições municipais no Brasil, as notícias de cerceamentos judiciais a jornais e blogs se multiplicam. Nesta segunda-feira, 3 de setembro, o jornalista Fernando Conceição denunciou ter sido vítima de tentativa de censura por parte de um candidato a prefeito de Salvador, de acordo com o site Polícia e Política.

O político e empresário Mário de Mello Kertész foi à justiça exigir a retirada do blog do repórter de uma série de matérias publicadas no jornal A Tarde que denunciam um rombo de 200 milhões de dólares na prefeitura durante a gestão do candidato, informou o site Uol. Conceição chegou a ser notificado por um oficial de justiça para cumprir a exigência, mas uma decisão liminar divulgada nesta terça, 4 de setembro, deixou em suspenso o pedido de Kertész, conforme o jornalista relatou em sua página.

O site Jornal Oeste também foi alvo da Justiça Eleitoral e ficou proibido de publicar matérias sobre as eleições em Cáceres, no interior do Mato Grosso, por supostamente dar tratamento prioritário a um candidato à prefeitura da cidade, informou a Gazeta Digital nesta segunda, 3 de setembro.

No último sábado, 1º de setembro, o blogueiro Tarso Cabral Violin denunciou em seu site a tentativa de censura do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, que ingressou com uma ação e conseguiu na justiça a aplicação de duas multas que somam o valor de mais de R$ 100 mil ao blogueiro, de acordo com o portal Terra. "Simplesmente essa sanção é uma 'pena de morte' ao Blog do Tarso, um blog que é um hobby, sem fins econômicos, que existe para fazer controle popular da Administração Pública e para discutir política e Direito", criticou Violin.

Em outro episódio recente, classificado como censura prévia ilegal pela Associação Nacional de Jornais, agentes da Polícia Federal invadiram o jornal Correio do Estado, no Mato Grosso do Sul, sob determinação de uma juíza eleitoral, para impedir a circulação da edição de quinta-feira, 30 de agosto, por supostamente conter resultados de uma pesquisa eleitoral.

A perseguição judicial, acirrada em períodos eleitorais, vem se tornando um entrave à liberdade de imprensa no Brasil. Organizações internacionais já alertaram para o risco de censura togada. Em relatório divulgado no início de 2011, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) demonstrou preocupação com a "perseguição judicial" a jornalistas. Uma análise do site alemão Deutsche Welle (DW) sobre a situação da liberdade de imprensa brasileira constatou que os interessados em impedir que uma informação venha a público encontram na justiça um instrumento de fazê-lo.
Fonte:Blog de Natalia Mazzotehospedado em JORNALISMO NAS AMERICAS.


Natália Mazotte é mestranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também cursou a graduação em jornalismo. É bacharel em direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Antes de se tornar blogueira do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, trabalhou nas Organizações Globo e no setor de comunicação do Ministério Público do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas


 
Oriente Medio
Fronteira aberta Após quatro anos, Egito reabre fronteira...
Crime organizado
O que é o crime organizado
Escravidão
O trabalho escravo no Brasil
Nutrição
Não indicado para crianças! E nem para adultos.

 Todos os direitos reservados a Agencia Press: A noticia acima de qualquer suspeita